quarta-feira, 1 de julho de 2009

Slooshy Smot Slooshy Clockwork Orange


Antes de mais nada, as apresentações e boas-vindas!

Como formanda de jornalismo, blogueira e uma profissional multimídia, não poderia deixar os processos do meu TCC somente no papel. Este blog foi uma sugestão de minha querida orientadora, Dra. Ione Bentz, e tem como objetivo facilitar o manifesto de opiniões alheias sobre o filme. O blog será normal, com estilo livre e sem censura. Mas, gostaria de deixar claro que todos os comentários aqui postados serão redigidos e utilizados no trabalho científico.
Fico feliz e ao mesmo tempo desafiada pelo pouco tempo que me resta para realizar os experimentos online e audiovisuais de metodologia. Queria convidar todos que sempre gostaram ou que estão conhecendo a adaptação de Kubrick ao romance de Anthony Burguess para participar e expressar todos os seus sentimentos e percepções sobre o "horrorshow sinny" (filme divertido), Laranja Mecânica.

O nome do blog
Com base no objetivo do meu trabalho, que se resume a analisar a relação entre o real e o imaginário através de elementos de som e imagem, o título do blog é referente aos sentidos de ouvir e olhar. Slooshy Smot Sloooshy (Olhar ouvir e olhar) foi extraído do vocabulário Nadsat, criado por Burguess especificamente ao romance. Com medo de tornar as gírias limitadas a futuras décadas, o autor reuniu uma série de gírias de jovens ingleses e russos da década de 60, construindo a língua Nadsat. As palavras são usadas de maneira repetitiva e infantil e são propósitos de muitas ambiguidades e contradições de ícones e referências, se forem analisadas. Nadsat sofreu com algumas alterações quando "traduzida" para o português, por isso, alguns termos são citados com algumas grafias diferentes nas fontes de pesquisa. Assim como a tradução de Nadsat é diversificada entre a obra e o longa-metragem.


Minha particular Laranja Mecânica
A autora deste blog não é viciada em filmes, mas tem uma paixão pela criação de imagens audiovisuais. O longa Laranja Mecânica sempre foi motivo de referência nos elementos de narrativa, linguagem, estética e trilha sonora, e, após breves estudos sobre a imagem através da semiótica, analisar Laranja Mecânica atraves da semiótica não poderia deixar de ser a melhor opção de TCC. A cada dia de pesquisa eu me apaixono mais pela obra de Kubrick e espero fazer uma análise correspondente ao talento e conteúdo escolhido.
Aqui fica meu agradecimento aos leitores e aos que aceitam compartilhar suas percepções como espectadores. Um grande abraço!

2 comentários:

Unknown disse...

Que linda essa foto Mô! Amei! Realmente acho que tu foste muito feliz na escolha do tema do teu TCC. Acredito que tu irás fazer um trabalho maravilhoso e dedicado, como tudo que tu fazes. Esse filme é incrível, bem como toda a obra de Kubric. Tu não podias ter escolhido filme melhor para falares sobre som e imagem. Boa sorte e sucesso! estou na torcida por ti!

Clau mãe da Mone disse...

Mone, linda essa foto! Se você tivesse no filme seria a atriz mais bonita!! Eu sinto saudade de você, porque lembro que vimos esse filme juntas!E estou orgulhosa de você porque lembro que quando vi o filme achei bem surpreendente!E você fazer esse trabalho sobre ele mostra como é competente!