Me redimindo então e tornando meu comentário útil: a escolha do cast me parece bem adequada. Também gosto do clima teatral da apresentação da personagem de peruca.
A mulher provocando os desejos dele, tão violentos e imorais. Mas ele não consegue mais avançar pq foi treinado pelo grupo dominande da sociedade de que aquilo era errado. A negação do desejo.
Umas das coisas mais marcantes do filme é a trilha sonora, assistir a fita completa até faz com que algumas obras ganhem outro significado, é o caso da trilha de Ludwig Van Beethoven, que,desde a primeira vez que vi o longa, percebo de outra maneira. Toco nesse ponto, justamente, pela cena em avaliação ter o ritmo marcado por uma trilha que guia os planos. Vale ressaltar a utilização do nu e como esse recurso participa da construção estética e artisca do filme, mesmo quando centrado no erotismo. Por fim, o trecho, assim como a obra toda, é repleto de elementos teatrais como iluminação, linguagem poética e roteiro. É mais uma caracteristica que eleva o trabalho de Kubrick ao status de genialidade, a utilização de diversos elementos artisticos para manifestação em um obra que finaliza tão inteira.
Esta cena até podia se chamar a cura, já que ela mostra a eficácia do tratamento comportamental, pois a resposta "instintiva" foi alterada com sucesso. O condcionamento classico (Pavlov, cachorrinho etc e tal http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_cl%C3%A1ssico) neste ponto do filme parecer ter funcionado perfeitamente em Alex. Pensando num filme como um todo, fica a impressao que a tecnica usada com o auxilio da musica e das imagens para alterar as respostas comportamentais de Alex também funcionam, de certa forma, no telespectador.
O Behaviorismo Radical, é hoje o nome que se dá a psicologia comportamental moderna, teoria de Skinner. Essa área da psicologia que teve sua evolução desde a época dos experimentos de Pavlov, onde fez experiências com um cachorro, que salivava quando era alimentado, depois cada vez que o alimentavam, uma campainha tocava, então passou a salivar, somente com o som da campainha, sem ter que ver a comida. É isso exatamente que acontece com o personagem nessa cena. Por meio de associasonismo, (palavra-chave da psicologia cognitiva comportamental) ele relacionou a música com o sofrimento que havia sentido nos experimentos feitos pelo médico. Então passava a sofrer somente com o som, sem precisar ver o que realmente o fez sofrer, e que associou ao som. A Terapia Cognitiva Comportamental tem como objeto de estudo o comportamento, e é até hoje uma das abordagens que pode ser utilizada dentro na psicoterapia. Mas é claro que teve sua evolução. E assim como a psicanálise, de Freud que tem como objeto de estudo o inconsciente, a TCC é uma outra abordagem teórica, que para determinados profissionais e para determinados fins, é eficaz no seu objetivo que é o tratamento, e a mudança do próprio comportamento.
O Slooshy Smot Slooshy Clockwork Orange é um espaço destinado a apreciadores, fãs e curiosos sobre o filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Com o objetivo de reunir o maior número de comentários e manifestações sobre cenas particulares do longa-metragem, o blog servirá como base de análise para o meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na Unisinos - Laranja Mecânica: entre o real e o imaginário.
Serão destacadas aqui as seqüências do filme que mais se utilizam da imagem e do som na produção de significados. Os leitores e informantes deste espaço ficam livres para o formato e linguagem de opinião publicadas, como também autorizam, automaticamente, que seus comentários façam parte do exercício.
Eu agradeço muito a todos pelos comentários e pela participação. É uma gentileza de cada um que dedica minutos do seu tempo aqui.
8 comentários:
A moça da peruca é muuuuuuuito bonita
A luz desta cena faz com que pareça que tudo aquilo é um show da broadway... E ele não consegue mais nem fazer o que mais gostava...
Me redimindo então e tornando meu comentário útil: a escolha do cast me parece bem adequada. Também gosto do clima teatral da apresentação da personagem de peruca.
A mulher provocando os desejos dele, tão violentos e imorais. Mas ele não consegue mais avançar pq foi treinado pelo grupo dominande da sociedade de que aquilo era errado. A negação do desejo.
Umas das coisas mais marcantes do filme é a trilha sonora, assistir a fita completa até faz com que algumas obras ganhem outro significado, é o caso da trilha de Ludwig Van Beethoven, que,desde a primeira vez que vi o longa, percebo de outra maneira. Toco nesse ponto, justamente, pela cena em avaliação ter o ritmo marcado por uma trilha que guia os planos. Vale ressaltar a utilização do nu e como esse recurso participa da construção estética e artisca do filme, mesmo quando centrado no erotismo. Por fim, o trecho, assim como a obra toda, é repleto de elementos teatrais como iluminação, linguagem poética e roteiro. É mais uma caracteristica que eleva o trabalho de Kubrick ao status de genialidade, a utilização de diversos elementos artisticos para manifestação em um obra que finaliza tão inteira.
Esta cena até podia se chamar a cura, já que ela mostra a eficácia do tratamento comportamental, pois a resposta "instintiva" foi alterada com sucesso. O condcionamento classico (Pavlov, cachorrinho etc e tal http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_cl%C3%A1ssico) neste ponto do filme parecer ter funcionado perfeitamente em Alex.
Pensando num filme como um todo, fica a impressao que a tecnica usada com o auxilio da musica e das imagens para alterar as respostas comportamentais de Alex também funcionam, de certa forma, no telespectador.
O Behaviorismo Radical, é hoje o nome que se dá a psicologia comportamental moderna, teoria de Skinner. Essa área da psicologia que teve sua evolução desde a época dos experimentos de Pavlov, onde fez experiências com um cachorro, que salivava quando era alimentado, depois cada vez que o alimentavam, uma campainha tocava, então passou a salivar, somente com o som da campainha, sem ter que ver a comida. É isso exatamente que acontece com o personagem nessa cena. Por meio de associasonismo, (palavra-chave da psicologia cognitiva comportamental) ele relacionou a música com o sofrimento que havia sentido nos experimentos feitos pelo médico. Então passava a sofrer somente com o som, sem precisar ver o que realmente o fez sofrer, e que associou ao som.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem como objeto de estudo o comportamento, e é até hoje uma das abordagens que pode ser utilizada dentro na psicoterapia. Mas é claro que teve sua evolução. E assim como a psicanálise, de Freud que tem como objeto de estudo o inconsciente, a TCC é uma outra abordagem teórica, que para determinados profissionais e para determinados fins, é eficaz no seu objetivo que é o tratamento, e a mudança do próprio comportamento.
* Corrigindo: associacionismo.
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