segunda-feira, 6 de julho de 2009

And Vidi Films I Would - I'm Cured, Praise God

Este conteúdo possui direitos autorais - A Clockwork Orange é um filme de Stanley Kubrick, co-produzido nos estúdios Warner Bros.

3 comentários:

Unknown disse...

A personagem Alex consegue mesmo ser carismática apesar de tudo. Nessa cena temos peninha dele! Poxa, tinha que ser justamente a 9ª Sinfonia de Beethoven! Realmente Alex, não é justo!

Diego Goulart disse...

A trilha mostra o horror de uma segunda guerra, como se fosse um grande brinquedo. E ele não demostra pesar pelas imagens e sim o uso de uma música clássica naquelas cenas.

junkie disse...

Essa cena é muito importante para entendermos o tratamento ao qual Alex estava sendo submetido. Técnica clássica do behaviorismo, a ideia é associar a música e os atos violentos a sensações fisicas de desconforto (enjoo, nausea etc) e dor. Dessa forma, comportalmentalmente, cada vez que ele ouvir Beethoven ou tiver um impulso violento, irá sentir-se incrivelmente mal.
Da mesma forma, no filme somos levados a associar a musica clássica às violencias praticadas pelo protagonista. A partir deste ponto do filme, esta ideia pode ser revista, e assim como ele podemos passar associar o estimulo (musica classica) a outra coisa, no caso angustia do personagem.