A personagem Alex consegue mesmo ser carismática apesar de tudo. Nessa cena temos peninha dele! Poxa, tinha que ser justamente a 9ª Sinfonia de Beethoven! Realmente Alex, não é justo!
A trilha mostra o horror de uma segunda guerra, como se fosse um grande brinquedo. E ele não demostra pesar pelas imagens e sim o uso de uma música clássica naquelas cenas.
Essa cena é muito importante para entendermos o tratamento ao qual Alex estava sendo submetido. Técnica clássica do behaviorismo, a ideia é associar a música e os atos violentos a sensações fisicas de desconforto (enjoo, nausea etc) e dor. Dessa forma, comportalmentalmente, cada vez que ele ouvir Beethoven ou tiver um impulso violento, irá sentir-se incrivelmente mal. Da mesma forma, no filme somos levados a associar a musica clássica às violencias praticadas pelo protagonista. A partir deste ponto do filme, esta ideia pode ser revista, e assim como ele podemos passar associar o estimulo (musica classica) a outra coisa, no caso angustia do personagem.
O Slooshy Smot Slooshy Clockwork Orange é um espaço destinado a apreciadores, fãs e curiosos sobre o filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Com o objetivo de reunir o maior número de comentários e manifestações sobre cenas particulares do longa-metragem, o blog servirá como base de análise para o meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo na Unisinos - Laranja Mecânica: entre o real e o imaginário.
Serão destacadas aqui as seqüências do filme que mais se utilizam da imagem e do som na produção de significados. Os leitores e informantes deste espaço ficam livres para o formato e linguagem de opinião publicadas, como também autorizam, automaticamente, que seus comentários façam parte do exercício.
Eu agradeço muito a todos pelos comentários e pela participação. É uma gentileza de cada um que dedica minutos do seu tempo aqui.
3 comentários:
A personagem Alex consegue mesmo ser carismática apesar de tudo. Nessa cena temos peninha dele! Poxa, tinha que ser justamente a 9ª Sinfonia de Beethoven! Realmente Alex, não é justo!
A trilha mostra o horror de uma segunda guerra, como se fosse um grande brinquedo. E ele não demostra pesar pelas imagens e sim o uso de uma música clássica naquelas cenas.
Essa cena é muito importante para entendermos o tratamento ao qual Alex estava sendo submetido. Técnica clássica do behaviorismo, a ideia é associar a música e os atos violentos a sensações fisicas de desconforto (enjoo, nausea etc) e dor. Dessa forma, comportalmentalmente, cada vez que ele ouvir Beethoven ou tiver um impulso violento, irá sentir-se incrivelmente mal.
Da mesma forma, no filme somos levados a associar a musica clássica às violencias praticadas pelo protagonista. A partir deste ponto do filme, esta ideia pode ser revista, e assim como ele podemos passar associar o estimulo (musica classica) a outra coisa, no caso angustia do personagem.
Postar um comentário